domingo, 21 de junho de 2009

Eu vou lá ter

Enquanto lia o último post e pensava que de facto é bom que haja quem reflicta sobre as coisas e expresse as suas opiniões passava na rádio esta música, dos Deolinda. Já tinha reparado nela e acho que vai no mesmo sentido, o de se ir retratando quem somos.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Olá a todos! Passei aqui para vos deixar uma sugestão. Para quem, tal como eu, não acompanhou as cerimónias do 10 de Junho deixo-vos aqui um excerto do discurso do Sociólogo António Barreto. È apenas a última parte, se estiverem interessados é fácil encontrar o discurso na net. Acreditem que vale a pena!


“Mais do que tudo, os portugueses precisam de exemplo. Exemplo dos seus maiores e dos seus melhores. O exemplo dos seus heróis, mas também dos seus dirigentes. Dos afortunados, cujas responsabilidades deveriam ultrapassar os limites da sua fortuna. Dos sabedores, cuja primeira preocupação deveria ser a de divulgar o seu saber. Dos poderosos, que deveriam olhar mais para quem lhes deu o poder. Dos que têm mais responsabilidades, cujo "ethos" deveria ser o de servir.

Dê-se o exemplo e esse gesto será fértil! Não vale a pena, para usar uma frase feita, dar "sinais de esperança" ou "mensagens de confiança". Quem assim age, tem apenas a fórmula e a retórica. Dê-se o exemplo de um poder firme, mas flexível, e a democracia melhorará. Dê-se o exemplo de honestidade e verdade, e a corrupção diminuirá. Dê-se o exemplo de tratamento humano e justo e a crispação reduzir-se-á. Dê-se o exemplo de trabalho, de poupança e de investimento e a economia sentirá os seus efeitos.

Políticos, empresários, sindicalistas e funcionários: tenham consciência de que, em tempos de excesso de informação e de propaganda, as vossas palavras são cada vez mais vazias e inúteis e de que o vosso exemplo é cada vez mais decisivo. Se tiverem consideração por quem trabalha, poderão melhor atravessar as crises. Se forem verdadeiros, serão respeitados, mesmo em tempos difíceis.

Em momentos de crise económica, de abaixamento dos critérios morais no exercício de funções empresariais ou políticas, o bom exemplo pode ser a chave, não para as soluções milagrosas, mas para o esforço de recuperação do país.”

António Barreto

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Dia Mundial da Criança

Já não se escreve aqui há imenso tempo por isso... cá vai.

Todos temos o nosso lado de criança (uns mais que outros...) e é sempre bom relembrar os velhos tempos. Talvez já conheçam esta música que eu gosto bastante e me faz viajar até aos 80's. Para quem não conhece, cá vai.