sexta-feira, 10 de outubro de 2008

A Bairrada

Eu cresci na Bairrada. E desde que me lembro que me apaixonei perdidamente por esta terra! O ar puro, a serra do Buçaco mesmo ao lado, as colinas cobertas de vinhas, pinhais, eucaliptais, o vento a rumorejar entre as árvores, o som assustador e igualmente belo quando o vento está mesmo forte, as nuvens que deitam sombras azuis na serra!

Esta é a Bairrada que poucos conhecem, só os que cá vivem. A outra, a que todos conhecem, é feita de vinho, leitão e carnaval. A região demarcada da Bairrada produz vinhos de qualidade, o leitão assado à moda da Bairrada é bastante conhecido (de tal forma que o número de restaurantes na estrada principal da Mealhada, a Nacional 1, é quase assustador!) e o carnaval luso-brasileiro da Mealhada também atrai pessoas de todo o país, não apenas pela festa em si, mas pelo vinho e pelos pratos regionais.

Quando penso em Bairrada, penso nas vindimas, quando as pessoas se juntam para as fazerem à vez. O desfile de tractores carregados de uvas a caminho das adegas e das caves. Primeiro cortam-se as uvas brancas. Elas amadurecem mais depressa. Depois as tintas. É um trabalho cansativo e é raro o dia em que não se chegue ao final com incríveis dores de costas! No final lavam-se os "cestos" e espera-se que o vermelho acastanhado das folhas tome conta da paisagem! Pelo menos eu espero, porque é a minha cor preferida!


1 comentário:

rb disse...

Um texto bem bonito e a foto também.